quarta-feira, 12 de maio de 2010

Xico Bezerra Um POETA Maiúsculo



Viva a nossa Cultura Popular, viva sempre todas as pessoas que amam, cultivam e divulgam a nossa brasilidade, brasileira do Brasil. É com esse sentimento que o “A Arte Do Meu Povo” homenageia ao imenso Xico Bezerra, poeta, compositor e grande amante da nossa Cultura.
Na pesquisa sobre Xico tive a felicidade de encontrar o belo site oficial do artista
http://www.forroboxote.com.br/ e de lá tirei essas palavras sobre ele:





“ - Desembuchei no mundo numa cidade cearense chamada Crato, nos calcanhares da Serra do Araripe, avizinhada, parede-e-meia, com o Pernambuco. Por aquelas bandas, se nasce sentindo as baforadas do baião, se toma mingau com gosto de xote, a chupeta já vem melada com o açúcar do xaxado. Além do mais, ao sair do bucho da mãe, já bate nas ‘oiça' da gente um violeiro, um cantador ou um cego de feira, do outro lado da calçada, cantarolando Gonzagão. Como não se apaixonar pelo rei Lua? Assim, fui balançado na rede ouvindo o acalanto Gonzagueante e sentindo no pau da venta o cheirinho bom da terra do sertão. Para completar, minha mãe tocava bandolim, quando não tava namorando com meu pai. Daí, o gosto pela música, conseqüência de uma relação quase umbilical.-

[...]Assim, Xico se descreve. Lembra que desde os 14, 15 anos já compunha umas ‘besteirinhas’. Meio por timidez, meio por falta de tempo para dedicação integral (um dos seus defeitos, segundo ele, é a utopia de querer fazer as coisas sempre bem feitas) foi ‘embauzando’ as composições, guardando-as só para si. Até que, com a proximidade da aposentadoria e percebendo o processo ‘pinelizante’ dos colegas que se aposentavam, resolveu que, no período de ‘vagabundagem’ que se avizinhava, valeria a pena fazer algo prazeroso, que lhe afagasse a alma ... afinal, 28 anos cumprindo obrigações burocráticas atrás de um birô e em viagens por esse ‘Brasilzão’ – vivia à cata de ‘picaretas’ do setor financeiro, era Inspetor do Banco Central – mereciam uma recompensa do ponto de vista da satisfação pessoal."




Algumas pérolas de Xico:

MEDO DA SOLIDÃO - XICO BIZERRA
Participação Especial: MACIEL MELO


Garanto que não sou de correr com a sela
Eu sempre acendi a vela pro meu rumo alumiar
O meu segredo é não ter medo de careta
Nem do boi da cara preta, nada pode me assustar
Da noite escura, do uivo do lobisomem
Não tenho medo de homem, tampouco de assombração
Mas de uma coisa corro légua, não tem jeito
Esse é o meu defeito, o medo da solidão
Mas de uma coisa corro légua, não tem jeito
Esse é o meu defeito, o medo da solidão

Por isso, peço, não me deixe só,
Fac’isso comigo não
Se ‘ocê for minha alegria se transforma em covardia
Transtorna meu coração

Eu cegue se eu for de correr de uma briga
De encrenca, de intriga, dou um boi pra não entrar
Mas se tô dentro pode dar uma boiada
Não tem reza, não tem nada que me faça recuar
De gente viva, visagem do outro mundo
Nem o inferno profundo, não me mete medo, não
Mas de uma coisa corro légua, não tem jeito
Esse é o meu defeito, o medo da solidão.

TODO FORRÓ BOM TEM - XICO BIZERRA


Saia da janela, venha forrozar mais eu
Faz tempo, tô te olhando e só tu não percebeu
Eu vim de longe seduzido pelo fole
E pelo bole-bole que todo forró bom tem
Me preparei, armei o maracatu
Mas se eu não dançar com tu
Eu não danço com mais ninguém
Tava sonhando, em fogo transformei meu gelo
Roupa nova, tirei selo, avisei ao coração
Quando cheguei, te vi, tu tava na janela
Pensei comigo, é ela, mas tu não quer dançar não

Todo forró bom tem, Todo forró bom tem sanfona,
tem triango, tem zabumba a zabumbar
Todo forró bom tem, Todo forró bom tem triango,
tem zabumba, tem sanfona a sanfonar
Todo forró bom tem, Todo forró bom tem zabumba,
tem sanfona, tem triango a triangar
Todo forró bom tem, Todo forró bom tem
saudade de Gonzaga espalhada pelo ar

todo forró bom tem, todo forró bom tem poeira levantando,
arrasta-pé pelo salão
todo forró bom tem, todo forró bom tem sanfona tocando
xote e baião
todo forró bom tem, todo forró bom tem
chiado de chinela arrastando pelo chão
todo forró bom tem, todo forró bom tem
gente alegre, satisfeita e muita paz no coração.




O CHEIRO DO CANGOTE DELA - XICO BIZERRA

Passei a noite toda agarradinho com ela
Ela de fita no cabelo, de saia amarela
De manhã só me lembrava do cheirinho de canela
Em minhas oiça só ficou o chiadinho da chinela
Eu nunca tinha visto uma nega tão bela
E jamais vou esquecer o cheiro do cangote dela

O cheiro do cangote dela eu nunca me esquecei
Quero sentir de novo o cheiro do cangote dela

Procurei pelo sertão, passei em tudo que é cancela
Freqüentei muito forró, espiei em toda janela
Funguei mais de cem cangotes procurando o cheiro dela
Fiz promessa a meu Padim, até rezei, acendi vela
Em toda parte que eu passava retirava a tramela
E nunca mais eu encontrei uma neguinha como aquela

O cheiro do cangote dela eu nunca me esquecei
Quero sentir de novo o cheiro do cangote DeLA.


SE TU QUISER
Xico Bizerra
a quem quer e (ainda) não tem


SE TU QUISER
EU INVENTO UM VENTO PRA VENTAR AMOR,
UMA CHUVA BEM CHOVIDA PRA CHOVER PÉ DE FULÔ
PRA TU FICAR CHEIROSA E VIR DANÇAR MAIS EU
SE TU QUISER
EU POEMO UM POEMA BEM CHEIO DE RIMA,
EU ACENDO A ESTRELA MAIS BONITA LÁ DE CIMA,
FAÇO TUDO QUE PUDER PRÁ TU FICAR MAIS EU

SE TU QUISER
EU CRIO UM SENTIMENTO PRÁ GENTE SE AMAR,
DESCUBRO UM JEITO NOVO DE TE ABRAÇAR,
TE BEIJO COM UM BEIJO QUE NINGUEM NUNCA BEIJOU,
SE TU QUISER
BASTA SÓ TU ME DIZER QUE EU VIREI CORRENDO,
É SÓ ME AVISAR QUE TU TÁ ME QUERENDO,
E O MUNDO VAI SABER O QUE É UM GRANDE AMOR.





PARA BOM ENTENDEDOR
Xico Bizerra

ao amor por inteiro

PARA BOM ENTENDEDOR
MEIA PALAVRA HÁ DE BASTAR,
PARA QUEM SABE O QUE É O AMOR
MEIO CARINHO HÁ DE FALTAR

EU NUNCA QUIS SABER DE MEIO BEIJO,
MEIO ABRAÇO, MEIO CHEIRO,
CARINHO PELA METADE,
BEIJO BOM É BEIJO INTEIRO,
ABRAÇO SÓ SE VERDADEIRO
E CHEIRO DADO COM VONTADE

MEIO CAFUNÉ NÃO DEIXA O CABRA APAIXONADO,
É UM CARINHO COM DEFEITO,
É UM XAMEGO INCOMPLETADO
DESSES QUE DEIXA O SUJEITO
COM UMA DOR DENTRO DO PEITO
E O CORAÇÃO DESARRUMADO

POR ISSO EU PEÇO, ME COMPLETE, ME XAMEGUE, ME DÊ O SEU BEIJO INTEIRO
UM ABRAÇO VERDADEIRO E UM CHEIRO BEM CHEIRADO, DESSES COM MUITA VONTADE
E EU TE DOU MEU CORAÇÃO, A MINHA VIDA, O MEU BEM QUERER
E TE PROMETO DEVOLVER TODO CARINHO QUE RECEBER E UM MUNDO DE FELICIDADE.


Muito mais dessas maravilhas você encontra no site http://www.forroboxote.com.br/




"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário