quarta-feira, 28 de abril de 2010

Petrucio Amorim O Poeta Filho Do Dono



Já foram muitos nomes homenageados aqui. Nomes que fazem, ou fizeram, divulgam, ou divulgaram a nossa Cultura Popular, a nossa Brasilidade Brasileira do Brasil, com certeza muitos outros virão e serão homenageados. E nesse ambiente não poderia faltar o homenageado de hoje, Petrúcio Amorim, na minha opinião um dos grandes poetas da atualidade, poeta em forma de compositor , ou compositor em forma de poeta, tanto faz, o importante é que Petrúcio traduz em versos o sentimento, o jeito e o cotidiano do povo do nordeste.



Como faço sempre, busco pesquisar sobre o homenageado para não criar o que não existe, ou até mentir ou omitir fatos. Assim, procuro o que já está escrito sobre ele(a).Com o Petrúcio a pesquisa me levou até o seu site oficial http://www.petrucioamorim.com.br/ e foi de lá que retirei essas palavras:


“Petrúcio Antônio de Amorim, nasceu em Caruaru-PE, no bairro do Vassoural. Intuitivamente, aos nove anos de idade juntava sons e palavras e fazia suas primeiras canções. Com doze anos já sonhava tocar suas músicas nas emissoras locais.

O mundo é grande e o destino o espera
A devoção musical veio mesmo quando começou a participar dos festivais estudantis. Em 1979 participou do Segundo Encontro Latino Americano de Folclore, realizado na Sala de Cultura Luiza Maciel, em Caruaru. Petrúcio concorre com três musicas, com as quais vence o festival. Os prêmios foram entregues por Luiz Gonzaga (o Rei do Baião). A partir desta data tudo mudou quanto ao incentivo e elogios constantemente dados somente por amigos e admiradores. Sua primeira música gravada por Azulão (Confissão de um Nordestino), era o início da realização de um sonho.

Vôos do Menino do Vassoural
Em 1981, O Poeta Petrúcio conhece Jorge de Altinho que também começava sua carreira de intérprete e assinou duas músicas (Disfarce e Confidências) do Poeta do Vassoural em um LP naquele período. Músicas que até hoje embalam almas e corações quando tocadas em bares e casas de shows de todo o Nordeste.
Em 1983 mais outros sucessos embalam a música nordestina: Devagar ("Devagar que o santo é de barro...") e Lembranças ("era um tombo só feito o balanço do mar..."), também com Jorge de Altinho. As duas canções despertaram em Petrúcio Amorim o desejo de gravar um disco.
No ano seguinte, recebe um convite da Gravadora Polygram, do qual resultou o seu primeiro LP, com o título *Doce Pecado*, um trabalho cheio de inovações, com várias fusões musicais, misturando Rock com Xote, Afoxé com Baião, Toadas e Galopes com poesias carregadas de metáforas.
Em 1986 mais um trabalho é lançado, cujo titulo Forró, Frevo e Alegria leva Petrúcio a assumir sua carreira de intérprete, cantando e fazendo shows pelas cidades do interior Pernambucano. Mas o gosto pelas composições não parou. O ritmo do poeta segue, com o mesmo entusiasmo do menino do vassoural. Petrúcio compõe grandes sucessos com Novinho da Paraíba, dentre eles "Estrela Cadente" em 1987 e "Nem olhou pra mim" um ano mais tarde, que se tornaria sucesso em todo o Nordeste com Alcymar Monteiro.

Forró, Frevo Alegria...
E samba! Depois de vários forrós, notou que a tendência para o romântico e o samba não era tão difícil. Anos mais tarde, conhece Jorge Silva do Recife com quem compôs "Como posso te esquecer" e gravada por Augusto César, além de "Sanfoneiro bom" gravada por Leci Brandão. Outra ideal parceria deu-se com o compositor pernambucano Leonardo, com quem trabalhou belas canções, inclusive uma delas gravada com Fafá de Belem "Fiel como um cão".

Canta Nordeste
Petrúcio Amorim também participa de dois festivais. O Canta Nordeste (Festival realizado pela Rede Globo Nodeste), com a música Cidade Grande, defendida por Cristina Amaral, em 1991. Na época a canção fica em segundo lugar. Na edição de 1995, o Poeta do Vassoural conquista o primeiro lugar com a música MENINOS DO SERTÃO, em parceria com Maciel Melo e interpretada por Nadia Maia, posteriormente gravada por Zé Ramalho.
Cinco anos depois, Petrúcio grava mais um LP intitulado "Feito mel no melão". O feito é considerado mais uma grande experiência como intérprete e compositor. Entre as músicas que mais se destacam, a homenagem do poeta ao rei: O Rei nas estrelas, a Luiz Gonzaga.
Em 1991 Jorge de Altinho grava três musicas (Meu ex-amor, Foi bom te amar e Menino de rua), que repetem sucesso. Três anos depois, Petrúcio Amorim lança aquele que seria seu último LP, recheado de novas músicas e de canções que marcaram épocas. A obra eterniza o nome do compositor com "Meu Munguzá".

Cidadão do Recife
Em 2006 Petrúcio Amorim recebe da Cãmara de Municipal do Recife o título de Cidadão do Recife.

Homenagem da Força Aérea Brasileira
Em 2008 recebeu do II Comando Aéreo Regional, através do Brigadeiro Teles Ribeiro, a medalha Santos Dumont, que é dada as pessoas que têm relevante serviços prestados a Aeronáutica.
Petrúcio Amorim serviu a Aeronáutica do ano de 1978 a 1984.

DISCOS

O primeiro CD - Petrúcio Amorim 15 anos de Forró
O primeiro CD chega em 1995, com o título de Petrúcio Amorim 15 anos de Forró, contendo participações de alguns artistas da mídia pernambucana como Cristina Amaral, Leonardo e Maciel Melo. "Meu cenário" é uma das músicas do trabalho, que lhe renderia mais de 40 regravações. No mesmo ano Flávio José estoura com "Meu Munguzá" que virou "Tareco e Mariola".

São João Petrúcio Amorim
Em 1996 recebeu em sua terra natal, Caruaru, a grande homenagem na Capital do Forró o "São João Petrúcio Amorim", e de Flávio José o sucesso Filho do Dono, também de sua autoria.

Fim de Tarde
Dois anos mais tarde grava o CD Fim de Tarde que contém a regravação de Anjo Querubim, a música mais regravada de todo o seu repertório.

A Festa Do Forró
Uma das mais perfeitas obras do Poeta-Interprete é o CD A Festa Do Forró, disco lançado no ano 2000, em que reúne doze dos melhores intérpretes do nosso forró cantando seus grandes sucessos.

Bebendo da Fonte
No ano de 2001, o CD Bebendo da Fonte reúne obras suas e de parceiros como Acyolle Netto e Maciel Melo, gravado pela Somzoom. No mesmo ano mais uma alegria ao ter sua música Tareco e Mariola gravada por Chiclete com Banana.

Pra ficar com você
Em 2002 Petrúcio Amorim lança o CD Pra ficar com você recheado de novas e antigas canções, algumas delas parcerias com Jorge de Altinho e Rogério Rangel, cantando com os amigos Santanna, Nadia Maia e Augusto César. Também neste ano, Falamansa grava Confidências. Mais uma música em parceria com Jorge de Altinho.

Deus do Barro
No ano de 2004, seu 6º CD e décimo disco da carreira, Deus do Barro, homenageia um dos ícones maiores da cultura nordestina: O Mestre Vitalino, cantado por Valdir Santos, Marrom Brasileiro e Naná Vasconcelos.

Na boléia do Destinho
Gravado ao vivo no Teatro Santa Isabel, no Recife em 2006, esta é, sem dúvidas, a obra-prima do Poeta do Forró e vem para marcar os seus 25 anos de carreira. A gravação contou com a presença de vários parceiros musicais, tais como: Nádia Maia, Santanna, Cristina Amaral, Geraldinho Lins, Jorge de Altinho e Maciel Melo. Este grande momento gerou um CD e DVD ao vivo.

20 Super Sucessos
Em 2008 foi lançada a coletânea com os 20 maiores sucessos de Petrúcio Amorim pela gravadora Polydisc. Um resgate dos grande sucessos, com participações como Flávio José, Alcymar Monteiro, Dominguinhos, Cristina Amaral, Nádia Maia e Maciel Melo.

Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010
A música Filho do Dono é lançada no CD Nacional da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2010.

Forró, Alegria do meu Povo
Em 2010 Petrúcio Amorim lança seu mais novo disco, que é um resgate do autêntico forró desde os anos 70 até a atualidade. Nela há uma viagem por obras de grandes artistas que marcaram época.

Por entre os becos da vida
Esse é o Poeta Petrúcio Amorim, um poeta que trata os seus pelo mesmo adjetivo, mas o seu trabalho não nega o legado. São quatro LPs, oito CDs, um DVD e mais de 200 músicas gravadas. Em média cinqüenta sucessos e dezenas de intérpretes cantando as músicas por todo o Brasil, embalando corações e almas, interpretando e compondo canções que falam da vida e principalmente da nossa gente, da nossa terra.

PRINCIPAIS CANÇÕES: Confidências, Devagar, Lembranças, Estrela Cadente, Nem olhou pra mim, Como posso te esquecer, Menino de rua, Fiel com um cão, Cidade grande, Forró Brasileirinho, Meu ex-amor, Tareco e Mariola, Anjo Querubim, Filho do Dono, Meu Cenário e muitas outras.

OS MAIORES INTÉRPRETES: Dominguinhos, Falamansa, Jorge de Altinho, Marinês, Trio Nordestino, Azulão, Alcymar Monteiro, Novinho da Paraiba, Cristina Amaral, Augusto César, Assisão, Leonardo, Elson, Flávio José, Leci Brandão, Fafá de Belém, José Augusto, Razão Brasileira, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Chiclete Com Banana.”




Conheça mais Petrúcio Amorim acesse http://www.petrucioamorim.com.br/



São muitas as coisas boas produzidas por Patrúcio Amorim, abaixo estão algumas pra você se deliciar com os versos geniais desse Poeta Nordestino.




Anjo Querubim
(Petrúcio Amorim)


Fiz você pra mim
Meu brinquedo
Meu anjo querubim
Meu segredo
Guardado só pra mim
Meu amor mais louco

Até de tanto amar
Fiz também algo
Pra gente ninar
Uma criança
Pra gente adorar
Tudo no sufoco

E você não gosta mais de mim
Vem dizer que eu não soube dar amor
E achar que a vida é mesmo assim
Cada um leva o barco sofredor

Meu baião
Coração
Arranca essa dor do meu peito pra eu não chorar
Meu baião
Coração
Arranca essa dor do meu peito pra eu não chorar

Comprei sururu, camarão
Fiz batida de caju
Dancei rumba e até maracatu
Pra te fazer feliz
Fui até Natal
Salvador, Paraíba, Bacabal
Em Belém você quase passou mal
E eu te fiz feliz

E você não gosta mais de mim
Vem dizer que eu não soube dar amor
E achar que a vida é mesmo assim
Cada um leva o barco sofredor





Cidade Grande
(Petrúcio Amorim)


Cidade grande chaminé de gasolina
Foi minha sina nos teus braços vir parar
Tua grandeza me levou a um delírio
Feito um colírio clareando meu olhar
Cidade grande paraíso da loucura
Quem te procura feito vim te procurar
Sofre um bucado pra entender o teu mistério
Falando sério foi difícil acustumar

Cidade grande moça bela (bis)
Tu tens o cheiro da ilusão
Quem passou na tua janela
Já conheceu a solidão

Teu movimento comparei ao um formigueiro
De tão ligeiro eu comecei a imaginar
Meu Deus do céu como é que a felicidade
Nesta cidade acha um espaço pra morar
Minha tristeza rejeitou tua alegria
Num belo dia quando pude perceber
Que o progresso e que faz do teu dinheiro
Um cativeiro onde se mata pra viver

Cidade grande ... (bis)

Quando eu olhei a água preta do teu rio
Um calafrio me subiu ao coração
Fiquei com medo de algum dia o oceano
Achar um plano e se vingar na traição
Cidade grande se tu fosses minha um dia
Eu te mostraria como a abelha faz o mel
Mas quem sou eu apenas um simples poeta
Que vê a vida com os olhos para o céu.






Confidências
(Petrúcio Amorim / Jorge de Altinho)


Tenho
Um segredo menina
Cá dentro do peito
Que a noite passada
Quase que sem jeito
Vem do a madrugada
Eu ia revelar

Quando
um amor diferente
Tava nos meus braços
Olhei pro espaço
E vi lá no céu
Uma estrela cadente
Se mudar

Eu lembrei
Das palavras doces
Que um dia falei
Pra alguém
Que tanto, tanto
Me amou
Me beijou
Como ninguém

Que flutuou
Nos meus braços
Entrou
Nos meus planos
E nossos segredos
Confidenciamos
Sem hesitar......



Dois Rubis
(Petrúcio Amorim)


É isso ai minha amiga
Você arrasa minha vida
Acende o meu coração
Seu corpo quando me aquece
Eu sinto até que parece
Ter o calor de um vulcão
Desculpe minha companheira
Parece até brincadeira
De tanto que sou feliz
Pois quando sinto seu beijo
Meus olhos cá de desejo
Brilham que nem dois rubis

O amor fez tanto volume
Que às vezes sinto ciúmes
Se tu demora a chegar

Eu já pedi para a lua
Pra clarear toda rua
Quando tu fores passar

Você tem tudo que eu gosto
Você me faz tão feliz

Pois quando eu sinto seu beijo
Meus olhos cá de desejo
Brilham que nem dois rubis.







Filho do Dono
(Petrúcio Amorim)


NÃO SOU PROFETA
NEM TÃO POUCO VISIONÁRIO
MAS O DIÁRIO DESSE MUNDO
TÁ NA CARA
UM VIAJANTE NA BOLEIA DO DESTINO
SOU MAIS UM FIO
DA TESOURA E DA NAVALHA

LEVANDO A VIDA
TIRO VERSOS DA CARTOLA
CHORA VIOLA
NESSE MUNDO SEM AMOR
DESIGUALDADE
RIMA COM HIPOCRISIA
NÃO TEM VERSO NEM POESIA
QUE CONSOLE O CANTADOR
A NATUREZA NA FUMAÇA SE MISTURA
MORRE A CRIATURA
E O PLANETA SENTE A DOR

O DESESPERO
NO OLHAR DE UMA CRIANÇA
A HUMANIDADE
FECHA OS OLHOS PRA NÃO VER
TELEVISÃO
DE FANTASIA E VIOLÊNCIA
ALIMENTA O CRIME
CRESCE A FOME DO PODER

BOI COM SEDE (BIS)
BEBE LAMA
BARIGA SECA
NÃO DA SONO
EU NÃO SOU DONO DO MUNDO
MAS TENHO CULPA
PORQUE SOU FILHO DO DONO



Meu Cenário
(Petrúcio Amorim)


Nos branços de uma morena
Quase morro um belo dia
Inda me lembro meu cenário de amor
Um lampião aceso
Um guarda-roupa escancarado
Um vestidinho amassado
Debaixo de um batom
Um copo de cerveja
E uma viola na parede
E uma rede convidando a balançar
No cantinho da cama,
Um rádio a meio volume,
Um cheiro de amor
E de perfume pelo ar
Numa esteira,
O meu sapato pisando o sapato dela
Em cima de cadeira
Aquela minha bela sela
Ao lado do meu velho alforge
De caçador
Que tentação!
Minha morena me beijando
Feito abelha
E a lua malandrinha
Pela brechinha da telha
Fotografando meu cenário
De amor.






Nem Olhou Pra Mim
(Petrúcio Amorim / Alcymar Monteiro )


Ela nem olhou pra mim
Ela nem olhou pra mim
Passei horas no espelho
Me arrumando o dia inteiro
E ela nem olhou pra mim

Como quem guarda lembrança
Abracei a esperança
Confiei no grande amor

Esperei o dia inteiro
Tomei até banho de cheiro
Parecendo um sonhador

Quando a vi na euforia
Coração de alegria
Vibrou mais que um bandolim

Chegou feita uma princesa
Coroada de beleza
Nem se quer olhou pra mim.







Tareco e Mariola
(Petrúcio Amorim)


Eu não preciso de você,
o mundo é grande o destino me espera,
não é você que vai me dar na primavera
as flores lindas que sonhei no meu verão.

Eu não preciso de você,
já fiz de tudo pra mudar meu endereço,
já revirei a minha vida pelo avesso,
juro por Deus , não encontrei voce mais não.

Cartas na mesa ,
bom jogador conhece o jogo pela regra ,
não sabes tu que já tirei leite de pedra,
só pra te ver sorrir pra mim não chorar.

Você foi longe,
me machucando provocou a minha ira,
só que eu nasci entre o velame e a macambira,
quem é você pra derramar meu munguzá

Eu me criei
ouvindo o golpe do martelo na poeira,
ninguém melhor que mestre Osvaldo na madeira,
com sua arte criou muito mais de dez.

eu me criei
matando a fome com tareco e mariola,
fazendo versos dedilhados na viola
por entre os becos do meu velho vassoural.





"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!"

2 comentários:

  1. Petrúcio é um talento nato sãotantas musicas lindas, de ótima qualidade, mas nem olhou pra mim!essa é marcante,quanta saudade!

    ResponderExcluir
  2. adorooooooo,muito bom,peça muito rara no nosso cenário musical

    ResponderExcluir