sexta-feira, 23 de julho de 2010

KUARUP, A Valorização Da Nossa Cultura Popular



Só a título de informação, eu quero esclarecer que a finalidade maior do “A Arte Do Meu Povo” é divulgar, incentivar e valorizar quem fez, quem faz, quem defende a nossa Cultura Popular, tão menosprezada pela maioria dos brasileiros. Dito isso, posso falar do homenageado de hoje, ou melhor, da homenageada de hoje, que não é uma pessoa. Na realidade é uma empresa, uma gravadora independente que vem incentivando há muito tempo a Cultura Popular Brasileira, a nossa brasilidade, brasileira do Brasil.
Através do seu trabalho, a KUARUP Gravadora vem dando oportunidade para que grandes artistas populares mostrem sua arte, bem como quem gosta ter acesso a ela.
Por isso é que resolvi homenagear essa empresa. Quero dizer que não estou ganhando nada para isso, que não conheço ninguém que faça parte da KUARUP, mas sou cliente e admirador do trabalho que ela faz para valorizar nossa Cultura.

No site oficial, http://www.kuarup.com.br/ encontrei as seguintes palavras sobre a homenageada:




“A Kuarup foi criada no Rio de Janeiro em 1977, e hoje é uma das principais gravadoras independentes brasileiras. Especializada em música brasileira de alto nível, tem cerda de 200 títulos em seu catálogo. Além da maior coleção de Villa-Lobos em catálogo no país, seu acervo de choro é dos mais importantes, aliando-se ao repertório de música nordestina, caipira e sertaneza, MPB, samba e música instrumental em geral. Seu catálogo de DVDs musicais foi iniciado em 2005, e promete expandir-se.

Sua política visa produzir discos que juntem integridade cultural com excelência artística. "Os discos da Kuarup são concebidos para agradar. São comerciais no melhor sentido da palavra, e nunca eruditos ou puramente étnicos como são geralmente os chamados ‘discos culturais’," afirma Mario de Aratanha, seu co-fundador e principal produtor. "A Kuarup é a única gravadora brasileira cujo catálogo pode se orgulhar de ter 100% de acertos," sublinha o jornalista e crítico João Máximo, de O Globo. No Jornal do Brasil, Maria Helena Dutra já havia escrito que "a Kuarup é o mais importante trabalho cultural em disco no país."

A empresa foi fundada por Aratanha e pelo saudoso fagotista Airton Barbosa, do Quinteto Villa-Lobos. Logo em seguida teve a adesão de sua atual co-diretora, a socióloga e artista plástica francesa Janine Houard, que assina algumas produções e a maioria das capas da Kuarup. Juntos, eles dirigem o catálogo e administram a firma no centro do Rio. "







"KUARUP é o ritual com que os índios reverenciam seus mortos no Xingú. Mas, diferente do que se poderia imaginar, não se trata apenas de homenagear o passado. O que eles procuram é incorporar às novas gerações as melhores virtudes dos que já se foram, mantendo-as vivas no espírito e nas práticas da tribo.

Não é outra coisa que a KUARUP vem fazendo pela Cultura Brasileira. Ela tem-se empenhado num trabalho criterioso de reavaliação do nosso patrimônio musical. Tem-se esforçado na multiplicação de oportunidades para nossos criadores e intérpretes da MPB. E o resultado é que a KUARUP oferece hoje um acervo de nomes e titulos que constituem um padrão de excelência.

Quem fechar os olhos e estender a mão para uma estante da KUARUP, pode ter certeza de que está levando pra casa uma obra-prima." “

Algumas opiniões sobre a Kuarup.

"O Mais Importante Trabalho Cultural em Disco no País"
(Jornal do Brasil)

"Quem fechar os olhos e estender a mão para uma estante da Kuarup,
pode ter certeza de que está levando pra casa uma obra-prima."
(Reco do Bandolim, presidente do Clube de Choro de Brasília)


Entre agora mesmo no site da KUARUP http://www.kuarup.com.br/ e conheça seus produtos, você vai gostar é cultura popular brasileira de ponta a ponta.





"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário