sábado, 1 de agosto de 2015

Jan Araújo E A Sua Bela Arte na Cerâmica

 
Convido você para conhecer um pouco de mais um dos grandes do Nordeste. Desta vez o Ceramista e Grande Artista Jan Araújo. Para esta tarefa busquei informações na internet e através do site http://www.marco500.com.br/designers/janaraujo/ descobri o seguinte:

 
“Filho do Mestre artesão Jotacê, o artista baiano Janshid Araújo desde criança fazia bichinhos e flores em cerâmica por diversão.

 
Há mais de 20 anos produz esculturas exclusivas com pinturas em tons suaves e harmoniosos, tendo como inspiração a fauna e a flora misturadas com o sagrado num processo totalmente artesanal.

 
Excelente desenhista, Jan teve facilidade de transferir para o barro todo seu talento, criatividade e habilidade presentes nas suas esculturas.

 
Atualmente produz média 15 esculturas por mês, usando sempre matéria prima de alta qualidade.


São peças em argila modeladas à mão livre, desde a estrutura do corpo até os mais delicados detalhes. Suas peças são pintadas com corantes minerais e vão para queima em forno aquecido a 900º. “
 
Você pode conhecer mais sobre o artista através do facebook pelo endereço https://www.facebook.com/jan.araujo.92?fref=ts 
Esta também é uma forma de entrar em contato com o mesmo!
 
 Sem sombra de dúvidas a obra mais conhecida de Jan Araújo é o Santo Dias Gomes que ele produziu para a Rede Globo de Televisão, sobre esta obra o site oficial da emissora, através do seguinte endereço 
http://gshow.globo.com/novelas/saramandaia/Fique-por-dentro/noticia/2013/06/dias-gomes-vira-santo-dias-padroeiro-de-bole-bole-na-historia-de-ricardo-linhares.html, disse o seguinte:


Ricardo Linhares é fã assumido do trio Dias Gomes, Janete Clair e Ivani Ribeiro. Segundo ele, os três são como a santíssima trindade da teledramaturgia brasileira. Por isso, quando pensou na sinopse da nova versão de Saramandaia, de Dias Gomes, o autor não titubeou em homenagear o pai da criança: Linhares criou um santo padroeiro para cidade de Bole-Bole. O nome? Santo Dias! Não é genial?
" Toda cidade brasileira tem o seu santo padroeiro. Eu quis fugir do óbvio procurando um santo real para o cargo. Portanto, nada mais natural que em Bole-Bole o padroeiro seja Santo Dias. Inventei esse 'santo' especialmente para a trama. Ao mesmo tempo, trata-se de uma brincadeira, já que o Dias era comunista. Como ele era debochado e bem-humorado, eu sei que apreciaria a ironia dessa situação. Saramandaia é uma comédia onde nada pode ser levado muito a sério", explica Ricardo.
Encomendada pela produção de arte de Saramandaia a pedido de Linhares, a escultura de argila levou três semanas para ficar pronta. A assinatura é do artista baiano Jan Araújo, que tinha o desafio de retratar em sua arte toda a carreira do homenageado. "A orientação era de que a peça deveria retratar a toda a obra do Dias Gomes: teatro, livros, filmes e novelas, dando destaque especial à questão da censura sofrida pelo autor durante o período do regime militar. A coincidência foi que em meu desenho original, fiz o santo com um livro e uma pena nas mãos, o que acabou sendo solicitado posterirormente pela direção da novela."  Jan é representado pela MARCO500, empresa que reúne trabalhos de diversos artistas brasileiros.



 
Linhares não esconde sua surpresa com o resultado. "A escultura realizada foi muito além do que eu havia imaginado. Ficou linda! É um trabalho de grande qualidade. E é totalmente brasileira, remetendo à nossa arte popular. Vai ser muito divertido ver os personagens pedindo benção a Santo Dias/Gomes!"
O autor da segunda versão da nova novela das 23h não nega que bebeu na fonte desses grandes dramaturgos e delega a eles a primazia de terem aberto os caminhos para que sua geração pudesse brilhar hoje nas telinhas. " Dias, Janete e Ivani Ribeiro são os alicerces da teledramaturgia brasileira. Sem eles, não existiria a nossa telenovela, do jeito que a conhecemos hoje. Eles expuseram o Brasil real na TV, misturando folhetim, observação dos costumes e crítica social, numa época de censura férrea. São os nossos pioneiros. Além disso, no teatro, Dias, ao lado de Nelson Rodrigues e Jorge Andrade, foi um dos grandes dramaturgos brasileiros do século passado. Infelizmente, todos esses autores que citei não são devidamente valorizados hoje em dia. Daí, a importância de se fazerem novas versões das obras televisivas que marcaram época."
E então? O Santio Dias ficou a cara de Dias Gomes ou não ficou?"

e VIVA " A ARTE DO MEU POVO"!!!

4 comentários:

  1. Não tenho palavras!
    Trabalhos maravilhosos de um grande artista.
    PARABÉNS
    Abraço de Portugal

    Abraço de Portugal

    ResponderExcluir
  2. Ha ha ha eu tenho uma obra de Jan Araujo, comprada diretamente na casa dele, interior baiano. Uma pessoa ímpar, com uma delicadeza nordestina em sua obra que emociona. Vida longa a família Araújo que sustenta gerações de excelência na cerâmica

    ResponderExcluir