domingo, 16 de agosto de 2015

A Bela Arte de Juarez Aires

 
É hora de conhecer um pouco mais sobre mais esse grande artista do Nordeste, Juarez Aires, Artista  Plástico de Juazeiro do Norte , no Ceará,  hoje emprestado a Feira de Santana, na Bahia só vem enriquecer o universo cultural nordestino com a sua obra única e maravilhosa. Para maiores informações , transcreve-se  aqui o material colhido  no blog oficial do artista o http://juarezaires.blogspot.com.br/:

 “Cearense, nascido em Juazeiro do Norte, no ano de 1940, Francisco Juarez Campos Aires viveu sua infância captando as influências artísticas do seu pai, Francisco Aires Lobo, renomado ourives da região, e da sua mãe, Maria Edith Campos, poetisa e artesã. Teve como contexto a região do Cariri, mais conhecida como: Oásis do Sertão, local em que viveu até os 18 anos.
 Tal cenário foi muito importante para o seu desenvolvimento, pois lá estavam presentes os elementos que povoariam o seu imaginário para a composição dos quadros. Vivendo nesta confluência artística, junto aos seus nove irmãos, o terceiro na escala descendente, apresentava desde tenra idade uma grande vocação para a arte, criando seus brinquedos em madeira, lata e cera de abelha.
 Ao longo de sua vida buscou de maneira autodidata e disciplinada, o aperfeiçoamento de seus conhecimentos através de cursos na área de desenho industrial, arquitetônico, mecânico, hidráulico, elétrico e publicitário.
 Esses conhecimentos foram fundamentais para o seu ingresso no mercado formal de trabalho durante 30 anos para garantir o sustento da sua família, composta de esposa e cinco filhos. Em 1999, afastou-se definitivamente das atividades laborais para dedicar-se ao que mais gosta de fazer, ARTE.
 
Sempre revelando talento e criatividade, hoje, aos 70 anos, Juarez Aires renova a sua paixão pelas artes plásticas, em acrílico sobre tela, explorando temas variados que vão desde casarios que remontam vários períodos e lugares do Brasil, até a composição de quadros em miniatura, que retratam a época do fogão à lenha, da lamparina, da espingarda na parede, dos instrumentos de trabalho da lavoura reconstruindo o interior das casas tipicamente sertanejas, um tanto distante da realidade atual, porém, ainda existente em muitos lugares do interior brasileiro."

Maiores informações sobre o artista você buscar no face, o endereço é :
https://www.facebook.com/juarez.airessampaio#!/juarez.airessampaio/about

E Viva " A ARTE DO MEU POVO!"

6 comentários:

  1. Obrigada por divulgar e compartilhar o belo trabalho de Juarez Aires.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Juarez Aires... Gostei demais das pinturas deste caboco! Está de parabéns o blog e o grande artista!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, preciso de um contato telefônico com o artista Juarez Aires, para um eventual contrato de um trabalho de ilustração de livro. Agradeço um retorno pelo e-mail sallesnetoj@gmail.com ou telefone 61 3577-3224 e 99985-4200, com whatsaap. José Salles Neto. Brasília - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro jose, infelizmente meu pai já não está mais entre nós. Grato por seu interesse e atenção.

      Excluir
  4. Meu querido pai, quanta saudade voce deixou. Fez centenas de quadros maravilhosos, e hoje vejo aqui algumas das relíquias que fez. Ainda o vejo pintando em seu pequeno atelier.

    ResponderExcluir
  5. Amei grande perda para a cultura nordestina belos quadros lindas imagem

    ResponderExcluir