quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Braquinha = João de Barro



Poucos compositores da nossa cultura popular produziram tantos sucessos, de qualidade, quanto o homenageado de hoje do “A Arte Do Meu Povo”. Carlos Alberto Ferreira Braga, tinha tanto talento que se transformou em dois dos maiores compositores brasileros. Ele era Braguinha e também era João de Barro.

Para conhecer mais um pouco sobre esse grende gênio da nossa música, eu fui até o site WIKIPEDIA e encontrei as seguintes palavras...




“Carlos Alberto Ferreira Braga, conhecido como Braguinha e também por João de Barro, (Rio de Janeiro, 29 de março de 1907 – 24 de dezembro de 2006) foi um compositor brasileiro, famoso pelas suas marchas de carnaval.
Braguinha estudava Arquitetura na Escola Nacional de Belas Artes e resolveu adotar o pseudônimo de João de Barro, justamente um pássaro arquiteto, porque o pai não gostava de ver o nome da família circulando no ambiente da música popular, mal visto na época. Pseudônimo este que adotou quando integrou o Bando dos Tangarás, ao lado de Noel Rosa, Alvinho e Almirante.
Em 1931 resolve deixar a Arquitetura e dedicar-se à composição. No carnaval de 1933, consegue os primeiros grandes sucessos com as marchas 'Moreninha da Praia' e 'Trem Blindado', pouco antes do fim do Bando de Tangarás, ambas interpretadas por Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, que se casou no ano seguinte com sua irmã Ilka.




Suas composições são conhecidas e cantadas por todos os brasileiros: Pirata da Perna de Pau, Chiquita Bacana, Touradas de Madri, A Saudade mata a Gente, Balancê, As Pastorinhas, Turma do Funil e muitas outras.
Sua musicografia completa, inclusive com versões e músicas infantis, passa dos 420 títulos, uma das maiores e de mais sucessos de nossa música popular.
Em 1937, fez letra para uma das composições mais gravadas da música popular brasileira, o samba-choro Carinhoso, feito por Pixinguinha vinte anos antes.
Lançado por Orlando Silva, Carinhoso recebeu mais de cem gravações a partir de então, tais como Dalva de Oliveira, Isaura Garcia, Ângela Maria, Gilberto Alves, Elis Regina, João Bosco e outros.
Na década de 1940, passou a fazer dublagens para produções cinematográficas realizadas por Walt Disney.
Os parceiros mais constantes foram: Alberto Ribeiro, médico homeopata e grande amigo, Alcyr Pires Vermelho, Antônio Almeida e Jota Júnior.
Faleceu aos 99 anos em 24 de dezembro de 2006, vítima de falência múltipla dos órgãos provocada por infecção generalizada.”




Agora, uma pequena amostra(pequena mesmo) da enorme obra de Braguinha. Fica aqui o compromisso de em outra oportunidade trazer outras composições dele, assinando como João de Barro.


A Canoa Virou
Composição: Braguinha


A canoa virou,
Deixa virar,
Por causa da menina,
Que não soube remar.
(bis)
Menina, larga o remo,
Pula n'agua marujada,
Pula n'agua, pula n'agua, pula n'agua,
Pula n'agua, pula n'agua, pula n'agua,
Que a canôa tá furada.




Carinhoso
Composição: Pixinguinha / Braguinha


Meu coração
Não sei porque
Bate feliz, quando te vê
E os meus olhos ficam sorrindo
E pelas ruas vão te seguindo
Mas mesmo assim, foges de mim
Ah! Se tu soubesses
Como sou tão carinhoso
E muito e muito que te quero
E como é sincero o meu amor
Eu sei que tu não fugirias mais de mim
Vem, vem, vem, vem
Vem sentir o calor
Dos lábios meus
À procura dos teus
Vem matar esta paixão
Que me devora o coração
E só assim então
Serei feliz, bem feliz





Copacabana
Composição: Alberto Ribeiro / Braguinha


Existem praias tão lindas
Cheias de luz
Nennuma tem o encanto
Que tu possuis
Tuas areias
Teu céu tão lindo
Tuas sereias
Sempre sorrindo
Copacabana, princezinha do mar
Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E à tardinha, ao sol poente
Dexias sempre uma saudade na gente
Copacabana, o mar eterno cantor
Ao te beijar, ficou perdido de amor
E hoje vive a murmurar
Só a ti Copacabana eu hei de amar





Capelinha de Melão
Braguinha


Capelinha de Melão
É de São João
É de cravo
É de rosa
É de manjericão
São João
Está dormindo
Não me ouve não
Acordai, acordai
Acordai João
Atirei rosas
Pelo caminho
A ventania veio
E levou
Tu me fizestes




"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário