segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Luiz Natividade: Um Presente Das Alagoas Para A Bahia



Hoje é dia de conhecer mais sobre esse grande artista ,Cordelista, Artista Plástico e um dos principais nomes da Xilogravura na Bahia, Luiz Natividade.Embora não seja baiano de nascimento, Luiz é um apaixonado por essa terra mãe do Brasil, aqui formou-se artista, aqui formou família, aqui ele nos dar orgulho. 
Para conhecer mais sobre esse artista buscamos algumas informações no site https://mapadapalavra.ba.gov.br/luiz-natividade/ e são essas informações que você ver abaixo:

 “Luiz Natividade é natural de Junqueiro, Alagoas, nasceu em 07 de maio 1961, filho de Benicio Natividade Costa e Maria Edite Costa. Veio para a Bahia para estudar e por aqui ficou. Foi batizado e registrado como José Luiz Costa, depois entrou na justiça para ratificação de documentos, solicitando o sobrenome da família, Natividade, que seu pai, por falta de instrução, não colocou em sua certidão de nascimento. Teve uma infância feliz no Sítio Vazia de Cima, onde morou até os 6 anos de idade, vendo as festas populares, como Guerreiro, Diana, Chegança e Reisado.
 Depois seu pai transferiu a família para a cidade de Junqueiro, Alagoas, em 1966. Aprendeu com o tio, a fazer suas primeiras cordas de palha de coqueiro e colher de pau. Passava suas tardes na carpintaria do mestre Manoel Marques, homem de inteligência brilhante, Mestre de obras, carpinteiro, incentivador da cultura popular na cidade. Cresceu vendo sua mãe riscando, desenhando, costurando e bordando roupinhas de bebê. Isso contribuiu para sua formação de desenhista. Iniciou seus estudos na Cidade de Junqueiro. ABC na escola rural; depois no Padre Aurélio Góis; e a seguir no Ginásio Nossa Senhora Divina Pastora. Em 1980 muda-se para Salvador, onde completou seus estudos.
 Formado em Artes Plásticas pela Universidade Federal da Bahia, Escola de Belas Artes, em 1993. Realizou mais de 50 exposições nos seus 30 anos de arte. Sua primeira foi na cidade de Castro Alves (Bahia), em 1985, a convite do artista plástico Balbino Azevedo; a segunda, na sua cidade Natal, Junqueiro (Alagoas), em 1985. Idealizador do projeto Natividade de Xilogravura, levando essa arte milenar aos quatro cantos do Brasil, fazendo cursos, oficinas e palestras de xilogravuras.
 Tornou-se empreendedor individual em 2010 com literatura e cordel, trazendo a Mini Literatura de Cordel e o manual de xilogravura. Poeta, desenhista, pintor, xilogravador e escritor. Realiza oficinas de xilogravuras e exposições de poemas de cordel em diveros eventos culturais na Bahia e em outros estados.
 Já escreveu os cordéis: Marieta que eu vi viver, O homem da mesa, Manual de xilogravura – uma ideia feita a mão, O orgulhoso que tropeçou na sorte, O mendigo que virou senador, Junqueiro minha vida e vários outros. 

Mantém o blogwww.natividadexilo.blogspot.com, onde divulga seus trabalhos."



e  ' VIVA A ARTE DO MEU POVO'

Nenhum comentário:

Postar um comentário