terça-feira, 9 de agosto de 2011

Istóras Di Cantadô I


Amigas e amigos, em 1992 escrevi e editei um livro intitulado ISTÓRAS DI CANTADÔ, que se esgotou com uma certa rapidez. Como fiz uma promessa, que não faço duas edições de um livro meu. Pois acredito que para valorizar algo temos que provocar sua escassez.
Assim, algumas pessoas me cobram que faça outro livro. Então, pensei melhor, vou aproveitar esse espaço do “A Arte Do Meu Povo” e trazer para todos, os causos que coloquei no livro.
Quero chamar a atenção para o formato da escrita, pois, propositalmente busquei escrever como as pessoas da roça falavam a algum tempo atrás.
No futuro próximo, irei colocar o vocabulário aqui.
Espero que gostem.



Istóra Di Cantadô
(Nivaldo Cruz - 1992)



Vô cuntá prus sin´ôres
Um´a istóra qui acunteceu
Na fazenda du Zaqueu
Coroné virado no cão
Lá du meu sertão,
Cabra qui tem
Muntha vida di macho
Na punta du facão.
Sua fama já virô
Inté ABC de cantadô
Qui nem q´eu sô.
Mais isso tudo acabô,
Quano o homi
Cun´ieceu Maria Vitóra
Moça bunita e vistosa
Fía di Ton´i cum Orora.
Magine us sin´ôres,
Qui Zaque num sai
Da casa de Orora
Chei di chamego
Prus lado di Vitóra,
Qui nem pra ele liga
I inda castiga,
Dizeno qui tem ôto amô.
Oia seu dotô,
Zaqueuchora di dá dó,
Nem parece o coroné dus nó,
Qui murdia cascavéi
I cumia cobra cipó,
Isperto qui nem camalião,
Corajôso qui só Lampião.
I ôje num passa di um borrão.
Cum isso inté a puliça sussegô
I us borra bota tudo si orissô,
Cum a istóra du coroné
Qui afroxô.
U coroné qui Vitóra infetiçô.
Eu num sei u qui vai sê
Quano esse amô di vitóra aparissê,
Si u coroné Zaqueu vai matá ô morrê.
Num quero nem vê
Sin´ôres da disfêtha dessa óra,
Onde inté Nosso Sin´ô
Vai iscondê Nossa Sin´ora,
Pru mode num vê
U qui vai acuntecê.
I si eu fosse voismicê
Ia simbora pra num vê,
A disgraça dessa óra
Du fim du coroné Zaqueu
Ô du amô di Vitóra.
Meu Padim Ciço
Oia pur nois agora
I mata esse amô
Antis da óra.

Sin´ôres peço discurpa
Pela piléra
Isso tudo é istóra de cantadô
Num fiqui brabo seu dotô,
Pruque Zaqueu vevi
I é coroné i sin´ô,
Tem um´a fazenda
Lá pras banda di Icó
I Vitóra tá cum ele
I mais u fío Jacó.
A puliça acabô,
Prumode dus borra bota
Qui nela intrô,
Mais tudo fugiu
Quano o coroné vortô.
Peço licença aus dono da casa
I a todos presente,
Pra pegar min´a viola
I í adonde tá min´a gente,
Pruque tá ficano tardi
I ten´io qui fazê um´a mulé cuntenti
Inté ôto dia
Si Deus quisé
I Santa Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário