terça-feira, 15 de novembro de 2011

Cordelista José Augusto E A Sua Corda De Cordel

Hoje o “A Arte Do Meu Povo”, tem o prazer de apresentar para você o Poeta-cordelista


José Augusto, riograndense dos bons e poeta popular de mão cheia, Augusto é um incentivador da nossa cultura popular nordestina.




Com você...

"José Augusto Araújo da Silva é poeta-cordelista e professor da rede estadual/RN. Nasceu em Patu, mas sempre viveu em Belém do Brejo do Cruz-PB, até se mudar para Mossoró em 1995. É Teólogo, é Bacharel em Direito e cursou Letras até o 7° período. Publicou seus primeiros cordéis em 2007, e, desde então, não parou mais. Em 2008, idealizou e inaugurou a Cordelteca Poeta Luiz Campos na Escola Estadual Prof. José Nogueira; em 2010 colaborou para a criação da Cordelteca Poeta Crispiniano Neto na Escola Estadual Prof. Eliseu Viana. José Augusto já publicou vários cordéis. Entre eles está o cordel “Novo Acordo Ortográfico” que foi premiado pelo Ministério da Cultura, através do Prêmio Patativa do Assaré – Edital 2010. Também em 2010 participou na cidade de Barbalha-CE, de um encontro de poetas promovido pela Organização das Nações Unidas-ONU para produzir o Relatório de Desenvolvimento Humano no Brasil no formato de cordel.E em 2011 foi classificado para participar do 2° Concurso de Literatura de Cordel de Caruaru realizado pela Academia Bresileira de Literatura de Cordel-ABLC."

Parabéns poeta e continue nessa nossa boa-luta pela valorização da nossa brasilidade, brasileira do Brasil.
Se quiser conhecer mais sobre o poeta José Augusto e também sobre notícias de e do cordel, conheça o blog "Uma Corda De Cordel" através do endereço: http://cordeljoseaugusto.blogspot.com/

"E VIVA A ARTE DO MEU POVO!!!!!"

6 comentários:

  1. É bom saber que meu povo
    Não está desprotegido
    Pois um jovem tão brilhante
    Tem seu nome engrandecido
    É doutor e é poeta
    Faz da rima tão correta
    Eita caboclin sabido

    "Forte abraço meu irmão,entre trovas e versos cá estamos também dando sustentabilidade á cultura popular.
    Convido o amigo a fazer uma visitança na blogaria deste cantador:
    cantosemcordeis.blogspot.com

    E pra fazer escutança nas cantigas: www.bandasdegaragem.com.br/carlossilvacantaqdor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poeta Carlos Silva faça mais uma visita ao nosso blog http://aartedomeupovo.blogspot.com/ Fiz uma pequena homenagem ao poeta, espero que goste, faça seu cometário e suas críticas, pois, são de grande importância para esse fã do seu trabaho.

      Abraços e obrigado por defender a nossa cultura brasileira verdadeira.
      Sucesso Sempre!!!!!!!!

      Nivaldo Cruz

      Excluir
  2. ah, lá tem cordel e um punhado de leotrias.
    Carlos Silva- poeta e cantador.

    ResponderExcluir
  3. Que a felicidade te acompanhe sempre e que ela seja
    sua companheira constante no decorrer desse Ano de 2012.
    Sigamos avante, para o alto e com um sorriso no rosto! Paz e luz.
    E já no final dessa primeira semana de Ano Novo.
    Desejo um feliz e abençoado final de semana.
    Vou continuar te seguindo e te amando sempre.
    Beijos no coração.
    Evanir

    ResponderExcluir
  4. “ALMA VIVENTE”







    Andei cortando esse sertão na catingueira vida de um desassustado vivente, que percorre léguas e léguas de desconhecidos caminhos, por entre grotas e lagoas seca igual o resto dessas estradanças de aventuras e tocaias feita por mãos de Homens feras, acostumados nas matanças e despachação de almas para o outro lado da vida.



    Caminheiro oriundo donde não sei talvez de terras distantes de bem querença do homem pelo homem.



    Cada curva, um apego à oração, pois o cano da esperadeira pode estar acionado na minha direção.



    Sou devoto de mim mesmo, pra não incomodar os santos de qualquer Valença. Medo nenhum tenho não.



    Assim como confiança nos outros, também boto não, pois já vi filho matando pai, e pai maltratando filho por conta de muita ambição.



    Sigo assim, tentando ser correto mesmo dando passos tortos por caminhos incertos, ou se as certezas dos erros meus tantos, possam um dia me acompanhar na estradeira caminhança da minha sina.



    O que é dos outros não quero, mas o que é meu ninguém a força toma, e se pedir com intenção de me enganar, terá o corpo estatelado numa dessas ribanceiras de estradas desandadas por gente de conduta boa.



    Minha palavra é certeira, feito praga de mãe sofrida por filho maltratante, desses que não cumprem o devido respeito para com aquela que a vida lhe deu.



    Minha historia, eu escrevo nas pegadas que deixo no caminhar da minha tracejança de rastros desenhados no chão.



    Amigos eu tenho poucos, ou talvez de certo quase nenhum que confiança possa ter, pois já desiludi o juízo de amizades dado as engananças, falsas risadas e abraços de treitas por muitos dados.



    Descompreendo o porquê das pessoas maltratar no dizer da fala, ou no gesto escondido, a respeito de outra pessoa que ali não está para se defender das palavras de ofensas carregadas de maldades.



    Não aperto mãos faz muito tempo, por não achar sinceridade nesse ato por parte de quem a minha mão estendo. Encolho meu cumprimento, e me basto apenas no aceno da cabeça, que é pra não chegar tão perto de gente que não conheço, não confio e nunca vi, e se vi, não vejo porque ceder minhas mãos para elas.







    Isso foi no tempo de meu pai, roçador catingueiro, quando a amizade era rica, e era herança deixada por Homens de valor desse torrão avermelhado pela poeira.



    Hoje, a palavra se perde nos beiços de qualquer aventureiro, dada sem valor de confiança, pois a enganança já vem junto feito veneno de cobra guardado de baixo da língua pronta pro bote.



    Tô errado? Então siga seu caminho achando que todo mundo tem o mesmo sentimento de sinceridade que você pensa ter, e verá o veneno escorrer por entre os dedos de quem pisa em tua casa ou cruza teu caminho no dia a dia da tua vivença.



    Confiar demais nos outros, é cavar a cada dia, um palmo da tua interrança nos caminhos daqueles que não voltam a caminhar em terra.



    Acredito que Lampião tava certo quando experimentava o comer com sua colher de prata, na desconfiagem da boa chegança na visitagem em casa de alguns. Isso eram os velhos que me contava que assim sucedia.



    Homem bom tava ali. De palavra e de respeito dado, com quem lhe dava respeito e boa querença. Va enganar Lampião pra você ver!



    No costado daqueles sertões arriba (desses que hoje passam meus pés) pisavam as apracatas do Capitão Virgulino, maior dos outros já passados na historança de tantos Homens do saber que hoje ditam nas beiranças de Santa Brígida, por onde ele sempre juntava os pés, mesmo que fosse de passagem.



    Homem bom tava ali. Disposto, correto e leal no despejo do dizer alto, forte e sincero. E quem haverá de duvidar?



    Homem tem que ter palavra, estar junto de muitos, desconfiar de todos, e não acreditar em ninguém com tanta sagacidade.



    O Pior da sede é a sede de beber sem conhecer o rio de fato, e hai daquele que não tenha sua colher para a experimentança das coisas que lhe são servidas em canecas desconhecidas.



    Hai daqueles...

    ResponderExcluir
  5. vai ter um sarau no meu colegio preciso fazer um trabalho com artistas da tera e escolhi vc mas ta dificil em ver seus cordeis.

    ResponderExcluir